Entre em contato!
41 3123 4777
41 98527 2797

Como detectar cupim de madeira

Como detectar cupim de madeira

Os Moveis de madeira são considerados um festim, para muitos insetos que se alimentam da celulose. Desta forma, se não forem controlados adequadamente por um especialista em serviços de controle de pragas, poderá perder vários moveis. Sendo assim, o ideal é identificar os sinais o mais rápido possível, para que seja feita a dedetização da residência. Pragas urbanas como estas são bem comuns, mas pouco sabemos sobre elas. Mediante a isso, iremos abordar este tema, para informar o que são cupins e como detecta-los.

O que é um cupim?

Cupins são insetos que “devoram” madeira, pertencentes à família dos Isoptera. Na realidade eles comem a celulose contida na madeira. Assim como, formigas e abelhas, os cupis vivem em colônias, tornando-os assim insetos eussociais, ou seja, tem operários, soldados e rainha. No Brasil, a espécie com maior popularidade, e também a mais devastadora, são os cupins da espécie Rhitermididae.

No entanto, os problemas mais comuns nos centros urbanos são causados por infestação de cupins de “madeira seca”, ou Kalotermitidae.  A maior diferença desta espécie está na cor, sendo normalmente escuro, enquanto o “madeira seca” é branco/albino. Os cupins desta família têm como hábito formar pequenas colônias em câmaras ou galerias, o que dificulta a percepção da infestação. Sendo assim, passando um longo tempo sem ser notado, o Kalotermitidae, causa grande estrago nos móveis e estruturas da casa. O que gera a necessidade de um serviço de controle de pragas.

servido-de-controle-de-pragas-curitiba

Identificando um móvel com cupins

A forma mais fácil de saber se o móvel possui cupim é observar. Para isso, basta fazer inspeções periódicas para não se surpreender com futuras grandes infestações. No entanto, se a madeira estiver contaminada só será possível a percepção quando a colônia atingir o nível médio/alto de população. O principal “sintoma” mais comum é o granulado que acumula a baixo do móvel, na verdade são fezes do cupim. Existem algumas medidas simples a se tomar para a identificação, são elas:

  • O granulado: caso haja esses restos a baixo do móvel basta limpar, se no outro dia houver, o móvel está contaminado;
  • Verificar arranhaduras e rachaduras nos moveis;
  • Sempre importante dar batidinhas em partes do móvel para ver se encontra algum espaço oco.

No enteando independente da forma, o ideal, assim que encontrar uma infestação, é chamar um serviço de controle de pragas especializado. Para que, os mesmos possam tomar as medidas necessárias.

Serviço de controle de pragas em Curitiba

A Lipec é especializada em serviços de serviço de controle de pragas e conta com uma equipe capacitada para o atendimento a comércios, industrias e residências. Nosso compromisso é oferecer um atendimento de qualidade, executando nossos serviços com ordem de serviço, instruções prévias, laudo e nota fiscal.

Faça o seu orçamento pelo telefone (41) 9 8527-2797 | (41) 3123-4777 ou acesse o nosso site.